(19) 3739-3046 contato@rinemcampinas.com.br

Rede Integrada de Emergência
Região de Campinas

Área Restrita

Galeria de Simulados / Treinamentos

Simulado no POOL de Paulínia – 20 de Março de 2018

Descrição do cenário hipotético

Na data da ocorrência o Pool desativou uma das bombas de combate a incêndio para manutenção. Houve um forte temporal na região, sendo que o tanque nº 09 carregado com 21.500m³ de óleo diesel foi atingido por um raio e incendiou.

Com o incêndio houve a projeção total do teto fixo do tanque a qual danificou as câmaras de espuma e anel aspersor do costado, inviabilizando o acionamento dos mesmos para combate.

O Pool acionou o Corpo de Bombeiros via 193, colocou o PAM de Paulínia sob alerta e iniciou o resfriamento dos tanques vizinhos (TQ01, TQ02, TQ03, TQ04 e TQ05) com canhões monitores resfriando o teto dos tanques e aspersores resfriando o costado. Durante o processo de resfriamento um dos motores das bombas de combate a incêndio falhou. Logo a empresa ficou com apenas 02 (dois) dos 04 (quatro) motores operando.

O Posto de Bombeiros de Paulínia solicitou reforço do efetivo de Campinas e acionou a RINEM para apoio na emergência, deslocando-se todos para o local.

O Comandante da Emergência solicitou apoio da REPLAN com empréstimo de 03 (três) canhões móveis de 1000GPM com os respectivos jet pumps para montagem de um sistema móvel de combate a incêndio.

O simulado inicia-se com a chegada das equipes no local e montagem do cenário que segue:

  • Serão posicionadas na Rua 01 dois Auto Bombas Pierce do 7ºGB, mantendo distância mínima de 40m do tanque cada um;
  • Serão posicionados os canhões monitor móveis de 1000GPM a cerca de 30m do tanque;
  • Serão conectadas 05 (cinco) linhas de 2 ½” em cada um dos AB, partindo estas do sistema de combate a incêndio do Pool alimentado por suas duas bombas operando;
  • Da VTR 01 sairão 02 linhas de mangueira de 2 ½” que irão para entrada do canhão mais próximo. Desta mesma viatura sairão outras 03 linhas que passarão pelos Jet Pump que estarão junto a uma piscina de 3000litros para despejo de LGE.
  • Da VTR 02 sairão 05 linhas de mangueira de 2 ½” que irão para os canhões 02 e 03.
  • Do hidrante do Pool mais próximo dos canhões serão montadas ainda outras duas linhas de 2 ½”que irão para o canhão 01 e 02.
  • Todas as viaturas e pessoal que chegar ao local devem se apresentar no Posto de Comando, devendo as viaturas serem estacionadas de modo a não impedir a entrada e saída de outros veículos.
  • Para circulação interna no local devem ser usadas apenas as Ruas A, C e 5, sendo que a circulação somente pode ser feito devidamente autorizado pelo bombeiro que controla o fluxo de veículos na entrada e posto de comando.
SIMULADO NA BRASKEM – 23 DE JULHO DE 2018
Treinamento de SICOE e Simulado na Rhodia
Simulado de mobilização REPLAN Paulínia
RINEM 3 M 11/11/15
Treinamento Primeiros Socorros
RINEM 3M Brigadistas
Brigadas Rhodia 07/08/15
Acidente de Trânsito com Produtos Perigosos